Entrevista concedida a Alex Bessas (O Papel) - Questão 2


QUESTÃO 2:
As cotas raciais são assunto que não se esgota. Desde sua criação o tema gera
polêmica em todas as esferas da sociedade. Neste ano o STF julgou a constitucionalidade da
lei das cotas: os Ministros as consideraram não apenas legais, mas necessárias.
A vertente que se opõem afirma que a lei não soma, mas divide. Também atribuem
papel preconceituoso e racista ao Estado, que passa a considerar a questão da etnia. Segundo
eles essa postura viria a ferir a Constituição.
Aqueles que são favoráveis a causa defendem que o negro foi historicamente
segregado e prejudicado, reduzindo suas chances de ascensão mesmo na atualidade. Eles
vêem na medida uma forma de equiparar as oportunidades.
Em suas reflexões sobre o assunto, acha a medida justa ou necessária?
(Considere para sua resposta: justiça social e educação)

RESPOSTA 2:
O racismo é a tendência do pensamento, ou o modo de pensar, em que se dá grande importância à noção da existência de raças humanas distintas e superiores umas às outras, normalmente relacionando características físicas hereditárias a determinados traços de carátere inteligência ou manifestações culturais. O racismo não é uma teoria científica, mas um conjunto de opiniões pré concebidas que valorizam as diferenças biológicas entre os seres humanos, atribuindo superioridade a alguns de acordo com a matriz racial.
A crença da existência de raças superiores e inferiores foram utilizadas muitas vezes para justificar a escravidão, o domínio de determinados povos por outros, e os genocídios que ocorreram durante toda a história da humanidade e ao complexo de inferioridade, se sentindo, muitos povos, como inferiores aos europeus.
As cotas raciais são a reserva de vagas em instituições públicas ou privadas para grupos específicos classificados por etnia, na maioria das vezes, negros e indígenas. Surgida nos Estados Unidos na década de 1960, as cotas raciais são consideradas, pelo conceito original, uma forma de ação afirmativa, algo para reverter o racismo histórico contra determinadas classes étnicas. Apesar de muitos considerarem as cotas como um sistema de inclusão social, existem controvérsias quanto às suas consequências e constitucionalidade em muitos países. A validade de tais reservas para estudantes negros no Brasil foi votada pelo Supremo Tribunal Federal em 2012. O STF decidiu por unanimidade que as cotas são constitucionais.
O Brasil é um país totalmente miscigenado,onde dificilmente pode-se rotular um indivíduo com uma só raça. Quanto as cotasraciais nas universidades brasileiras, estas deveriam ser transferidas parapessoas com formações em escolas públicas. As escolas particulares na formação inicial investem muito, em professores qualificados, enquanto nas escolasestaduais, o governo investe muito pouco na formação dos seus profissionais. Jánas universidades, as particulares investem muito pouco em seus profissionaisao contrário das universidades federais. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário